Paraná decide liberar vacina contra a gripe para toda a população.

0
308

A partir do dia 25 de junho, estoque restante nas unidades de saúde será disponibilizado para qualquer pessoa que queira se vacinar.

Paraná vai seguir orientação do Ministério da Saúde e estender a campanha de imunização até a próxima sexta-feira (22) para os grupos prioritários. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (15) em uma reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosem-PR). Além disso, no encontro ficou decidido que, a partir do dia 25 de junho, o estoque restante de todas as unidades básicas de saúde do estado será liberado para o público em geral. Até a manhã desta sexta, 84,4% da população-alvo da campanha havia sido vacinada no Paraná.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Nardi, para que a meta seja atingida os municípios paranaenses ainda foram autorizados para organizar um novo Dia D no dia 23 de junho. “Os municípios podem, se quiserem, programar um Dia D de vacinação. E a partir do dia 25 de junho, enquanto tiverem doses de vacina disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do estado, o público que quiser pode receber”, comunicou o secretário.

A orientação de estender o prazo de cobertura vacinal em todos os estados veio de um alerta do Ministério da Saúde – que encara baixa procura pela vacina enquanto o número de casos de gripe já disparou em comparação com o ano passado. Último boletim de influenza da pasta aponta que, até 9 de junho, foram registrados 2.715 casos em todo o país, com 446 óbitos. No mesmo período de 2017, foram 1.227 casos e 204 óbitos por complicações relacionadas à gripe.

PUBLICIDADE